A Environlink agora apoia a gestão ambiental da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual Cunhambebe, no Rio de Janeiro, com trabalhos de monitoramento ambiental e prevenção e combate incêndio florestal. A empresa iniciou as atividades em agosto de 2021, contratada pela Vale – responsável pelo projeto e sua supervisão.
A equipe atua no apoio às demandas de vigilância, orientação, coleta de dados, e prevenção e combate aos incêndios florestais na área de abrangência do parque, além de dar suporte técnico nas relações com o Instituo Estadual do Ambiente (INEA) e demais órgãos ambientais competentes.
Conheça as atividades:
Monitoramento Ambiental
São atividades desenvolvidas pelos monitores ambientais, tais como fiscalização; campanhas e ações preventivas de combate aos crimes ambientais; levantamento de dados técnicos no interior da UC objetivando medidas de proteção ecossistêmica; estabelecimento de diálogo e comunicação constante com as comunidades do interior e entorno imediato do PEC, em especial àquelas comunidades tradicionais; entre outros.
Brigadas de incêndio
Já os brigadistas, executam ações de prevenção e combate aos incêndios florestais; zelo pelos equipamentos da brigada de incêndio sob sua posse e realização de manutenção dos equipamentos e ferramentas, mantendo-os em perfeitas condições de uso, bem como , atuam no apoio de ações de comunicação socio ambiental.
Equipe Técnica
O quadro da equipe técnica da EnvironLink é formado pelos coordenadores: Eduardo Pedrosa e Hugo Cavaca; monitores Vinícius Medeiros, Romel Angelo, Delton Silva e Samuel Gomes; e brigadistas Hélvio Duhz, Luiz Eduardo Goulart, Ronaldo Cardoso, Anderson Silva, Fabio da Silva e Luiz Pinho.
O Parque
O Parque Estadual Cunhambebe é uma unidade de conservação de proteção integral criada pelo Decreto número nº 41.358, de 13 de junho de 2008. Possui uma de 38.053,05 hectares, e perímetro de 463 KM abrangendo os municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí, sendo a segunda maio de conservação do Estado do Rio de Janeiro.
O parque de Cunhambebe encontra-se inserido no bioma da mata atlântica, possui relevo acidentado com serras escarpadas, altitudes de até 1690 Metros, grande beleza cênica e com diversos cursos d’água que formam belas cachoeiras. O nome da unidade de conservação é uma homenagem ao cacique Cunhambebe que liderou a confederação dos tamoios contra a exploração e escravização de índios pelos colonizadores portugueses
Vale
A EnvironLink Consultoria e Serviços Ambientais foi contratada pela Vale, que através do compromisso assumido em 2019 “Novo pacto com a sociedade”, atua na recuperação e proteção de florestas, principalmente em parcerias com Unidades de Conservação (municipais, estaduais e, ou, federais), almejando liderar a transição para uma mineração neutra em carbono. A atividade faz parte de um acordo de cooperação celebrado entre a Vale e o Instituto Estadual do Ambiente – Inea.
A Vale SA assumiu no ano de 2019 o compromisso chamado “Novo pacto com a sociedade” visando liderar a transição para uma mineração neutra em carbono. Um dos eixos do pacto assumido é a proteção e a recuperação de 400 mil hectares de florestas, em especial nas unidades de conservação (municipais, estaduais e federais). Por meio do Acordo de cooperação técnica firmado entre a Vale e o INEA a EnvironLink Consultoria e Serviços Ambientais, foi contratada pela Vale para gestão do parque