Apoio à gestão ambiental de Unidades de Conservação com trabalhos de monitoramento florestal e brigadas de incêndio.
São desenvolvidas atividades pelos monitores ambientais, tais como: campanhas e ações preventivas de combate aos crimes ambientais; levantamento técnico no interior da Unidade de Conservação (UC) a fim de instruir medidas de proteção ecossistêmica; estabelecer o diálogo e comunicação constante com as comunidades do interior e entorno imediato, em especial àquelas comunidades tradicionais e/ou residentes no interior da UC; entre outros.
Já os brigadistas, executam ações de prevenção e combate aos incêndios florestais; zelo pelos equipamentos da brigada de incêndio sob sua posse e realização de manutenção dos equipamentos e ferramentas, mantendo-os em perfeitas condições de uso.
Somos capacitados para apoiar nossos clientes na elaboração de estudos ambientais com foco no licenciamento ambiental, além de prestar assessoria técnica a empresas em geral na relação com os órgãos ambientais.
A avaliação dos impactos ambientais, que precedem o licenciamento ambiental, é uma das atividades de grande importância para identificar as possíveis consequências decorrentes da implantação de um determinado empreendimento. Com Know-how para esse tipo de avaliação, elaboramos com competência o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), além de Relatório de Controle Ambiental (RCA), submetidos à aprovação dos órgãos ambientais competentes, em consonância com a legislação vigente.
Nossa equipe possui técnicos e consultores associados para a elaboração de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD’s. Estes são realizados considerando a necessidade de fazer cumprir a legislação ambiental, que determina exigências mínimas para nortear a elaboração de PRAD’s.
Para a realização de planos, programas e projetos de diversas áreas, são realizados diagnósticos ambientais e socioeconômicos, como ferramentas de análises da área pretendida. O diagnóstico socioeconômico consiste na identificação da dinâmica social do espaço, já o ambiental, na caracterização das condições ambientais do local. Ambos possuem o papel de ponderar sobre a organização do espaço e, a caracterização dos conflitos e potencialidades da área.
Para que a sua empresa gerencie adequadamente a separação e a destinação dos resíduos sólidos produzidos diariamente, elaboramos e implementamos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS’s).
Com know-how na execução de Planos de Manejos de Unidades de Conservação desde 2007, nossa equipe está atenta aos critérios e normas de gestão dessas unidades, conforme determina a lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
Nossos técnicos elaboram Planos de Emergência Individual (PEI’s), que tem por objetivo descreverem os procedimentos de resposta para incidentes envolvendo poluição por óleo, em águas sob jurisdição nacional, originados em portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares.
O Plano de Ação de Emergência (PAE) é parte integrante de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Busca prevenir os riscos no local de trabalho, contemplando as ações adotadas pela empresa para minimizar acidentes. Nossa equipe realiza o estudo do empreendimento, identificando possíveis cenários acidentais; ações de resposta para situações emergenciais; procedimentos para o controle emergencial; entre outros.
Desenvolvemos estudos, projetos e monitoramentos ambientais nas áreas de meteorologia, oceanografia biológica, química, geológica e física, em especial nas áreas de geofísica marinha e levantamentos hidrográficos.
Contamos com uma equipe técnica altamente qualificada e equipamentos de ponta para a aquisição, processamento e análise de dados meteoceonográficos.
Sabe-se que a Oceanografia Geológica estuda a sedimentologia, a geomorfologia, a geofísica e os processos morfodinâmicos marinhos e costeiros. Nossos profissionais são constantemente capacitados para a execução de estudos e levantamentos de perfis praiais, relacionando-os com os processos erosivos e deposicionais na linha de costa.
Profissionais da EnvironLink possuem cadastro ativo no Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), para a realização de levantamentos hidrográficos, mono e multifeixe, em pleno atendimento aos preceitos estabelecidos na NORMAM Nº 25/DHN.
Nossa equipe elabora levantamentos geofísicos marinhos e terrestres, através de sísmica rasa de alta resolução, além de estudos utilizando sonar de varredura lateral e magnetômetro.
Com profissionais altamente capacitados, nossa empresa elabora estudos ambientais para a caracterização da composição físico-química da água e dos sedimentos, presentes em ambientes marinhos. Essas análises são realizadas através de monitoramentos, que identificam/acompanham os impactos gerados pela atividade humana sobre o ambiente aquático.
Elaboramos estudos, levantamentos e monitoramentos da biota aquática a partir da coleta de organismos marinhos. São analisadas as características da comunidade, utilizando índices e parâmetros estatísticos, tais como: abundância relativa, índice de diversidade e de dominância, riqueza de espécies e captura por unidade de esforço. Esses levantamentos buscam contribuir para uma avaliação dos efeitos das atividades antrópicas sobre a biota.
O processo de bioacumulação ocorre quando elementos químicos presentes no ambiente, neste caso, na água e no sedimento, se acumulam nos tecidos dos animais. Os organismos filtradores, como mexilhões e ostras, são especialmente utilizados para o monitoramento da concentração de metais pesados, visto que os mesmos não são capazes de se movimentar e se alimentam filtrando a matéria orgânica presente na água. A atividade possui fundamental importância, já que os mexilhões fazem parte da nossa alimentação e, mais importante do que isto, fazem parte da alimentação de peixes e caranguejos, causando o processo chamado de biomagnificação, que é quando um elemento químico nocivo aumenta sua concentração no tecido dos animais à medida que se elevam em níveis tróficos na cadeia alimentar.
Elaboramos e implementamos Programas de Monitoramento da Fauna Silvestre e Programas de Resgate de Fauna, conforme normativas federais definidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, também são realizados levantamentos da formação vegetacional de ambientes terrestres, por meio de Programas de Monitoramento da Flora.
Executamos modelos de simulação numérica para a determinação da hidrodinâmica marinha e fluvial; do transporte de pluma de sedimentos e mobilidade de feições de fundo; e para avaliação da dispersão de poluentes e efluentes líquidos em ambientes aquáticos.
Atuamos no gerenciamento ambiental dos empreendimentos de nossos clientes, com foco no gerenciamento de resíduos, planos de contingência e emergência e atendimento a condicionantes ambientais.
Realizamos a gestão ambiental de empreendimentos, com foco no atendimento a condicionantes ambientais e assessoramento junto aos órgãos de controle. Nas atividades diárias, nossa preocupação é aproximar as pessoas das questões que impactam o meio ambiente, buscando envolvê-las cada vez mais no processo ambiental. Para isso, adotamos tecnologias que buscam aprimorar o gerenciamento ambiental e uma equipe qualificada para a tomada de decisões eficazes.
Com uma equipe de trabalho especializada, prestamos serviços técnicos de apoio à fiscalização de obras de dragagem em todo o território nacional. Nossos profissionais elaboram estudos que antecipam o início da dragagem (levantamento hidrográfico prévio), bem como levantamentos hidrográficos, meteoceanográficos e ambientais, durante o período em que ocorre a atividade no mar. As informações técnicas são geradas para o atendimento das especificações do projeto em conformidades com as normas da Marinha do Brasil e do órgão ambiental competente.
Possuímos em nosso quadro permanente, peritos e auditores ambientais credenciados pela Environmental Auditors Registration Association – EARA.
Elaboramos e implementamos os serviços de educação ambiental e comunicação social, promovendo a interface entre o empreendimentos de nossos clientes e a comunidade local de maneira sustentável.
Desenvolvemos programas e projetos de Educação Ambiental, a partir das diretrizes que norteiam a Política de Educação Ambiental estabelecidas pelas legislações federais, estaduais e municipais. O planejamento é realizado conforme as especificidades da região, configurando-se como uma importante ferramenta de integração e comunicação do contratante com a população local.
A essência da Comunicação Social é promover, de forma clara e consistente, a interação entre as pessoas. A inserção da mesma no processo de licenciamento ambiental busca contribuir para a transparência das atividades do projeto, uma vez que reforça o compromisso corporativo do mesmo com as comunidades no seu entorno. Para isso, os Programas de Comunicação Social desenvolvidos pela nossa equipe técnica utilizam estratégias de promoção, integração e construção de espaços de diálogo; considerando informações obtidas através de diagnósticos de percepção social e ambiental, previamente realizados com o público alvo.